PABX (12) 3209-1918(12) 98158-9882

FAQ - Dúvidas frenquentes

Significa que o proprietário do imóvel assina uma opção de venda com a Riccio Imóveis, dando exclusividade para a empresa, a qual passa a ser a única responsável pela venda do imóvel. A opção de venda com exclusividade passa a ser a garantia de que o imóvel será amplamente divulgado e negociado por corretores especializados, ficando exposta em painel de vendas interna da imobiliária e tendo prioridade nas ofertas e anúncios. Com a opção exclusiva, o proprietário tem a garantia de fechar um negócio seguro, com um comprador selecionada pela Riccio Imóveis, excluindo visitas indesejadas e de especuladores, além de ser amparado judicialmente. A Riccio Imóveis se encarrega de verificar as condições legais do imóvel, o que representa segurança para quem vai comprar ou para quem vai vender.

Avaliação imobiliária é um ato de estudo de valor de mercado do corretor de imóveis, nós da Riccio Imóveis utilizamos o método exigido pelo COFECI, aonde separamos por 2 (duas) direções: a) Valor de Mercado e b) Valor de Venda atual. Assim o vendedor e o comprador se sentem mais seguro com a Riccio Imóveis um estudo de muita valia, pois trabalhamos com amostragens reais.

Antes de mais nada, é necessário verificar as suas condições comercias para compra, como financiamento, potencial de parcela, e aprovação de crédito junto ao banco, pois só é possível visitar o imóvel com estas condições já treladas. Após a escolha do imóvel através do site ou como nossos corretores, anote o código do imóvel e agende sua visita entrando em contato com a Riccio Imóveis.

Corretagem é os honorários de intermediação da venda de imóvel Riccio Imóveis, pelos serviços prestados de intermediação imobiliária, quanto ao atendimento, esclarecimentos de dúvidas, explanações acerca do Loteamento, Residenciais, Condições documentais, condições negociais e etc.

Os valores dos honorários podem variar de 6 a 8%, dependendo da disponibilização da documentação e dificuldades para andamento legal do processo de venda/negociação, conforme tabela do Creci-SP, valores estes que só serão pagos mediante a venda do imóvel, batizado com um trabalho de qualidade e divulgação da Riccio Imóveis.

A Sociedade de Propósito Específico (SPE) é uma sociedade empresária, que pode ser utilizada na forma de sociedade limitada ou sociedade anônima, cuja atividade é claramente descrita no contrato social, possuindo, na maioria das vezes, o prazo de existência determinado pelo propósito específico ao qual foi concebida. Nos casos de grandes incorporadoras, com diversos empreendimentos, a utilização de uma SPE para cada um dos empreendimentos imobiliários é muito comum. Existe uma enorme garantia ao se comprar um lote de uma incorporadora SPE, pois o risco do empreendimento fica concentrado unicamente na empresa, ou seja, um empreendimento malsucedido de uma SPE não contaminará a saúde financeira de outra SPE do mesmo grupo.

É um ato que o comprador se reserva junto a Riccio Imóveis a compra do imóvel visitado e selecionado, nela é incluída o valor proposto, forma de pagamento e prazo de pagamento.
A Riccio Imóveis tem até 24 hrs para apresentar a proposta junto ao proprietário do imóvel, e após a aprovação, tem a obrigação de executar a venda, seguidas por um Compromisso de Venda e Compra.

É o contrato particular ou público pelo qual alguém se compromete a adquirir um imóvel de outra pessoa (física ou jurídica), confeccionado pela Riccio Imóveis, que se obriga a transferi-lo após o recebimento do preço ajustado, observadas as condições ali pactuadas. Com a assinatura do contrato, o comprador passa a ser titular de direitos aquisitivos do imóvel, e a lei assegura direito real do comprador em face do vendedor para exigir a efetiva transmissão do imóvel.

O contrato de venda e compra é o instrumento pelo qual uma das partes se compromete a vender à outro determinado imóvel, por determinado preço e condições, confeccionado pela Riccio Imóveis. O contrato, ou promessa de venda e compra, pode ser efetivado por instrumento particular (e, nesse caso, há que se observar a presença de duas testemunhas, avaliação da qualificação das partes) ou por instrumento público (escritura de promessa de venda e compra) que, nesse caso, é lavrado pelo Cartório de Notas, que tem fé pública. Por outro lado, a escritura definitiva de compra e venda é o instrumento pelo qual alguém transmite definitivamente um bem imóvel a outro, muitas vezes em cumprimento a um contrato (promessa) previamente assinado. A escritura definitiva de um lote urbano é geralmente lavrada, desde que a unidade esteja quitada, ou que o adquirente tenha obtido o financiamento necessário para o pagamento do saldo devedor.

Quando se vende um imóvel com lucro, ou seja, quando o valor da venda for maior que o valor da compra, existe a incidência de 15% de tributação sobre essa diferença (ganho de capital). Esse imposto deve ser pago através de DARF. Existe isenção de imposto caso o imóvel vendido tenha valor inferior a R$ 440.000,00, seja o único bem do contribuinte e o mesmo não tenha vendido nenhum imóvel nos últimos cinco anos. Existem outras regras específicas que podem ser consultadas no regulamento do Imposto de Renda da Receita Federal.

O recolhimento deve ser feito até o último dia do mês subsequente ao da venda do imóvel e equivale à alíquota de 15% aplicada sobre a diferença apurada entre o valor de venda e de compra do imóvel constante na última Declaração Anual de Imposto de Renda. Incidirá sempre que o valor de venda for superior ao de compra. O adquirente da unidade deverá comunicar na Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda, no ano seguinte ao da operação, os detalhes da alienação. As regras específicas que regem a tributação na venda de imóveis podem ser consultadas no manual disponível no site da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br)..

Segundo a instrução normativa da SRF n°- 84/79, a aquisição de um imóvel se dá no exato momento da contratação da operação, ainda que mediante compromisso de venda e compra, e desde que implementada a condição suspensiva a que estava sujeito o negócio.

A Escritura Pública é um instrumento de Compra e Venda, lavrado junto à um Tabelião de Notas. Este instrumento tem força pública e pode ser levado à registro junto ao Cartório de Registro. A Matrícula é um registro de propriedade. É o documento que contém todo o histórico e a situação jurídica do imóvel. É através da Certidão de Matrícula que se verifica quem é o proprietário do imóvel, ou se há alguma construção ou alienação averbada.

O Tabelião lavra uma Escritura Pública, avalia a sua capacidade jurídica através da apresentação de Certidões, cuida para que sejam satisfeitas eventuais exigências tributárias. É também no Tabelião de Notas que é feito o procedimento de reconhecimento de firma e também autenticação de cópias. No Registro de Imóveis que se providencia, além de outros atos, o registro de todos os títulos translativos de direitos reais, bem como as devidas averbações que podem modificar a situação do imóvel ou a dos que se apresentam como detentores de seus direitos. Tais atos são os mais comuns para esse Serviço - sua competência territorial estende-se à comarca onde se encontra instalada.

É uma forma alternativa de comprar e vender imóveis, em que se juntam vendedores e compradores para concretizar os seus negócios, num ato público, rápido e transparente. Como em qualquer outro tipo de leilão, os imóveis são submetidos a um preço de saída, geralmente atrativo, sendo depois licitados e sujeitos à melhor oferta.

Uma incorporadora é responsável por estudos do empreendimento, compra do terreno, projetos de arquitetura e até a venda das unidades em si. Uma construtora, no entanto, é a empresa contratada pela incorporadora para a realização do empreendimento. Ela deve levar em consideração as especificações técnicas, o memorial descritivo e o prazo, que devem estar dentro das normas vigentes. A construtora também é responsável por todos os riscos ligados à construção.

Você fará o contrato de um imóvel que ainda será construído. Assim, você irá analisar o projeto do empreendimento para depois continuar o processo de compra. De certa forma você estará financiando a construção, e o prazo médio para a obra ficar pronta é de 18 a 36 meses.

Para fazer uma boa avaliação é necessário contratar um corretor de imóveis capacitado da Riccio Imóveis para estudar e visitar o imóvel várias vezes, em horários diferentes, a fim de saber como é o cotidiano. Comércio local valoriza o imóvel, desde que não na mesma rua, pois pode causar trânsito e barulho, fatores de depreciação. Parque, clube ou shopping próximos podem valorizar o bem, desde que não atrapalhem a mobilidade do morador. Transporte público, escolas e universidades são outros pontos de destaque. Apartamentos nos primeiros andares são menos valorizados, enquanto as últimas unidades ganham em preço graças à redução do barulho da rua e à boa vista, o trabalho do corretor de imóveis se somar pontos positivos e negativos para melhor oferta junto ao comprador, e justificar ao vendedor o melhor preço de mercado para venda.

As obras finalmente terminaram e a construtora ou incorporadora está prestes a entregar as unidades residenciais a seus compradores. No caso de prédios, um dos primeiros compromissos dos futuros moradores é participar da assembleia de instalação do novo condomínio. A reunião tem como principal objetivo aprovar a convenção, que contém o conjunto de normas que vão reger a vida em comum dos condôminos. Também são escolhidos o síndico e o conselho consultivo, dando início de fato ao processo de criação de um novo condomínio.
Não tenha duvidas, contratar um corretor é a forma mais segura que existe para compra e venda de imóveis.

Imobiliária Riccio Imóveis - Creci: 24.937J, Contato: (12) 3209-1918 - WhatsApp (12) 98158-9882
Os melhores imóveis em São José dos Campos, Região do Vale do Paraíba SP e Brasil

Casas, Apartamentos, Terrenos e Comercial.
Baixe nosso aplicativo Riccio Imóveis em seu Smartphone e pesquise os imóveis diretamente de seu celular.